Especialista
laudo Técnico
Para atendimento das mais variadas demandas, com relação as anomalias e falhas que se apresentam nas edificações, a elaboração de um LAUDO TÉCNICO irá esclarecer os fatos e produzir melhores subsídios ao decisor na solução dos problemas.
LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial
LEE – Laudo de Estabilidade Estrutural – MARQUISE – SACADAS – FACHADA
Laudo Cautelar de Vizinhança
Laudo de Vistoria
Monitoramento de estrutura após emissão de laudo técnico de estabilidade que indicou risco crítico, levando a interdição da edificação em conjunto com a Defesa Civil, Ministério Público e CBMRS, até o reforço estrutural ser executado.
Análise de descolamento de piso cerâmico do contrapiso devido a falha na execução, onde o executor não obedece Norma Técnica para assentamento de piso.
Laudo teste de estanqueidade: Figura referente a eficiência do impermeabilizante Radcon Formula #7, cumprindo seu papel na vedação de fissuras em laje de concreto.
Laudo Técnico de eficiência de produto: Imagem aumentada de piso de concreto. Observa-se a pasta de cimento já desgastada deixando de fazer a ligação dos grânulos de areia, aonde o piso vai se deteriorando.
Laudo Técnico de eficiência de produto: Imagem aumentada de piso de concreto após aplicação de densificador de superfície (Ashford Fórmula). Observa-se a cristalização da pasta de cimento, fazendo a ligação novamente dos grânulos de areia. Aumentando a resistência ao cisalhamento em 33%.
LTIP - LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL
Na inspeção predial podem-se avaliar as alterações em relação ao projeto original da edificação, para preservar as condições de estabilidade e segurança.
É um check-up “geral” da edificação na busca de anomalias e falhas para que sejam sanadas, evitando assim, acidentes com danos materiais, pessoais, interrupção de sistemas e a desvalorização do patrimônio.
A vistoria é feita para classificar o grau de risco com relação à segurança dos sistemas construtivos, como: estruturas, alvenarias, revestimentos, cobertura, instalações, equipamentos e demais elementos que as compõem.
Em caso de ocorrência de patologias relatadas nas unidades autônomas, estas também podem passar por inspeção, principalmente se estiverem oferecendo risco ao condomínio.
As inspeções prediais deverão ser realizadas apenas por engenheiros e arquitetos devidamente registrados no CREA/CAU e dentro das respectivas atribuições profissionais. Recomenda-se contratar profissionais com experiência e conhecimentos técnicos comprovados.
LEE - LAUDO DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL DE MARQUISE, SACADAS E FACHADAS
Em atendimento ao DECRETO 9425/89 – Porto Alegre/RS
O Laudo de estabilidade Estrutural tem por finalidade relatar as condições em que se encontram os elementos construtivos em questão, identificar anomalias que possam ocasionar o comprometimento da segurança e recomendar medidas de manutenção e conservação.
Quando em certa marquise ou em determinado elemento estrutural, fora detectado visualmente sinais de patologias ou intervenções de recuperação inadequadas, a única forma de analisar a segurança deste elemento é adoção de procedimentos que produzam subsídios necessários a esta análise.
Estes subsídios referem-se a avaliação da integridade das barras de aço; avaliação da integridade e textura do concreto; avaliação de sobrecarga decorrente obras de reformas, letreiros, equipamentos e impermeabilização; avaliação da impermeabilização e a drenagem, entre outros.
Em Porto Alegre o laudo de estabilidade estrutural de marquise, fachada e sacada é obrigatório. Seu prazo de validade é de 3 (três) anos a contar da data de recebimento pelo Setor Técnico da SMURB.
LAUDO DE VISTORIA CAUTELAR DE VIZINHANÇA
Esta vistoria tem por objetivo relatar anomalias e condições de conservação de imóveis lindeiros a futuras construções, onde possa ocasionar danos a estes imóveis, se tornando peça fundamental na produção de prova antecipada, determinando os limites de responsabilidades.
ABNT na NBR 13752 – Norma Brasileira para Perícias de Engenharia na Construção Civil –
NBR12722 – Discriminação de serviços técnicos de engenharia. Esta norma preconiza a obrigatoriedade da realização de vistoria preliminar dos imóveis lindeiros à obra.
“Lembrando que o não cumprimento de normas técnicas, em determinados casos, pode ser configurado como crime.”
LAUDO DE VISTORIA
O Laudo de Vistoria tem a finalidade de relatar anomalias, falhas e o estado de conservação e manutenção dos imóveis. Pode ser utilizada em caso extrajudicial ou judicialmente.